Passar para o conteúdo principal

O CPC- Conselho de Prevenção da Corrupção celebra o dia Internacional contra a corrupção de 2023, na Escola Secundária Abílio Duarte (ESAD), na Cidade da Praia, sob o lema «CNUCC aos 20 anos: Unindo o Mundo Contra a Corrupção». 

O evento que contou com a intervenção da Diretora da ESAD, do Representante da ONUDC e da Ministra da Justiça , teve a presença dos membros do Conselho de Prevenção da corrupção, dos dirigentes do Tribunal de Contas da ESAD e de docentes e alunos dessa Escola Secundária.

Na sua alocução João da Cruz Silva, Presidente do tribunal de Contas que por inerência é Presidente do CPC, frisou que a ideia central da CNUCC- Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção é fortalecer a cooperação para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo, uma vez que se está perante um fenómeno transversal que afeta todos os países do mundo.

Realça que o fortalecimento da cooperação visa contar com a colaboração de cada cidadão, dos setores público e privado, em que todos têm a sua quota de responsabilidade.

Quanto ao lema de 2023, sublinhou, que teve em vista celebrar os esforços feitos, bem como as melhorias conquistadas, nas vertentes de prevenção e repressão da corrupção, para alcançar o ODS 16 - a paz, a justiça e instituições eficazes.

Aproveitou a oportunidade para fazer o balanço das atividades realizadas, em 2023, com destaque  para : a criação do website do Conselho de Prevenção da Corrupção (www.cpc.cv) através do qual qualquer cidadão pode fazer a denúncia de atos de corrupção, não estando impedido de fazê-la em formato papel;  a criação na rede social, facebook, a página do Conselho de Prevenção da Corrupção, (cpc.caboverde) para divulgar as suas  atividades; as ações pedagógicas realizadas em 7 escolas secundárias da Ilha de Santiago, para sensibilizar sobre o papel da CPC na sociedade; a formulação de duas recomendações sobre prevenção da corrupção na contratação pública e Conflitos de Interesse no setor público.

Utilizou ainda o ensejo para anunciar para 2024, o lançamento do prémio CPC- Ciência, em que os alunos das escolas primárias, secundárias e as universidades podem concorrer com desenhos, textos e monografias de licenciatura e pós-graduação sobre a luta contra a corrupção, a ética e a integridade na sociedade.